Quantas redações devo praticar por semana?

      Muitos alunos querem chegar a notas acima de 900 e começam a fazer redação uma trás outra. Será que isso funciona mesmo? Depende.

     O que é mais importante, fazer muitas redações para entregar a um professor ou corretor, ou fazer uma redação bem caprichada e obter uma nota mais alta?

     Vou mostrar para você uma metodologia simples, mas bem eficiente.

     Se partirmos do princípio de que qualidade é mais importante que quantidade, aconselho você trabalhar muito em poucas redações.

     Se você só consegue fazer uma redação por semana, treine bastante essa redação, até chegar à quase perfeição. Já quem consegue fazer 2 ou 3, mas que sejam no capricho, sigam adiante.

É fundamental que você siga (a seu modo) esses 3 passos:     

1- Pesquise sobre o tema

     Dedique um bom tempo (pelo menos 30 minutos) para reunir ideias, sinônimos de palavras importantes, citações, dados e estatísticas sobre o tema da sua redação.

2- Faça o rascunho

     Seja por esquema ou escrevendo a redação inteira, o rascunho te ajudará a colocar as ideias em ordem. Deixe o rascunho esfriar pelo menos uma hora. Assim você depois notará os erros. Releia várias vezes antes de passar a limpo e faça as correções necessárias.

3- Passe a limpo

     Na folha definitiva padrão Enem (baixe a sua aqui), passe a limpo seu rascunho, com caneta, letra bem feita, tomando cuidado com maiúsculas e minúsculas e acentuando as palavras. Releia para ver se ficou bom. Prontinho!

Folha de redação em Pdf aqui.

 

Willian Afonso

Professor de idiomas, filosofia e redação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *