Dicas para começar a redação do Enem

Já diziam os antigos que um pequeno erro no começo se torna enorme no final. Além disso, começar bem a redação às vezes parece impossível, as ideias não fluem, faço alusão ou citação? Não sei ao certo!

Por isso, neste artigo coloco dicas valiosas e modelos de frases para você começar bem sua redação.

 

Caso você não consiga ter uma ideia legal para este tema específico, seja porque achou difícil ou não vem nada na mente agora, pense em outro tema por algum momento. Talvez a ideia inicial surja e você só precise adaptar para a redação que está fazendo agora.

 

  • Comece com uma citação breve de algum filósofo ou escritor

 

Se você começa a redação com alguma citação, já estará pontuando na competência 2 e tirará da cabeça a dúvida se sua primeira frase ficou legal. A citação no início é um ótimo recurso para problematizar o tema e encontrar a tese da sua redação.

 

  • Comece com uma pergunta retórica

Baseado no tema de 2018, a primeira frase poderia ser: A internet realmente é um benefício tecnológico para o desenvolvimento da humanidade? Depois você irá respondendo essa pergunta no desenvolvimento do texto. As perguntas ajudam a entender bem o problema situado no texto. Mesmo que você não as utilize para começar sua redação, pelo menos faça algumas na hora de preparar o rascunho.

 

  • Comparar a realidade dos países desenvolvidos com o Brasil

Outra forma muito prática de começar é dizer o que acontece nos países desenvolvidos e depois mostrar como é no Brasil, aproveitando para colocar sua tese. Esse tipo de comparação ajuda a ver a dimensão do problema e a maioria dos temas são situados no Brasil. Assim você também já consegue mostrar ao corretor sua problematização e delimitar o lugar que será o centro de suas argumentações nos parágrafos seguintes.

  • Comparar o passado e o presente

Fazer uma comparação entre o que acontecia a 50, 100 ou 200 anos atrás e o que acontece agora também facilita na hora de iniciar a redação, principalmente se o tema abordar algum direito conquistado ou em vias de conquista.

Essa forma de problematização deixa clara a sua intenção de tratar a questão do tema de forma crítica. Fazer críticas valoriza muito sua dissertação, pois a dissertação argumentativa exige sua capacidade de apontar o quão negativo é esse assunto para a sociedade ou para o grupo afetado.

  • Comparar algum livro à realidade

Este recurso é bastante usado por alunos avançados na redação, já que pontua na competência 2 ao demonstrar que se tem uma cultura mais ampla por meio da leitura de livros.

Se você leu livros de literatura durante o Ensino Médio, o que é bastante provável, aproveite seus personagens, o contexto ou os dramas ali vividos para contextualizar sua redação.

 

Alguns exemplos muito úteis para começar qualquer redação:

 

TEMA + NÃO É UM FENÔMENO EXCLUSIVO DO MUNDO ATUAL

 

Tema: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados da internet.

         A manipulação do comportamento humano não é um fenômeno exclusivo do mundo atual. George Orwell em seu livro 1984 já demonstrava…

 

Tema: Desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil

          A segregação social de portadores de deficiência não é um fenômeno exclusivo do mundo atual. Na antiga Esparta, crianças …

 

Tema:  A persistência da violência contra a mulher

     Atitudes violentas contra o sexo feminino não são fenômenos exclusivos do mundo atual. Já na antiguidade grega, as mulheres eram…

 

AO ANALISAR + PERCEBE-SE QUE

 

    Ao analisar a manipulação das escolhas feitas pelos usuários de Internet, percebe-se que o avanço da tecnologia trouxe consigo a degradação da liberdade humana.

     Ao analisar as dificuldades encontradas pelos portadores de deficiência auditiva no que tange à escolarização, percebe-se que a educação no país ainda está longe de ser realmente inclusiva.

    Ao analisar os inúmeros casos de violência efetuados contra a mulher brasileira, percebe-se que o direito à segurança e à liberdade previstos na Constituição Federal ainda são irreais na prática.

 

    Há outras inúmeras formas de começar e até mesmo de estruturar a introdução. No artigo sobre a INTRODUÇÃO, explico os elementos que devem estar presentes. Além disso, em meu Ebook – Redação Top 2019, coloco 8 formas de introdução e exercícios práticos para aprender cada uma delas.

Espero que tenha gostado do artigo. Deixe seu comentário. Curta ao lado e compartilhe com seus amigos!

 

Willian Afonso

Professor de idiomas, filosofia e redação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *