Como começar a Redação

Aprenda a fazer uma boa introdução de uma vez por todas.

Quem não sofreu ainda na hora de começar a redação? Fazer a introdução às vezes dá trabalho, principalmente se não soubermos o que fazer. Neste artigo vou te ensinar um modo fácil e bem eficiente para começar a redação.
 
A introdução consta de 3 elementos essenciais:
 
1. Alusão
É a primeira frase da sua introdução. Serve para contextualizar seu texto. Pode ser uma referência à história, citação, tópico frasal, enumeração de casos, definição, etc.
 
Aqui é onde você pode impactar o corretor com uma citação.
 
           De acordo com Aristóteles, filósofo grego, o homem é naturalmente um ser social. Essa afirmação…
 
          “O homem é naturalmente um animal político”. A afirmação de Aristóteles leva a refletir sobre…
 
Se sua citação for literal, precisa utilizar aspas (” “). Se não for literal, não precisa. Só use aspas se tiver certeza de que sua citação está correta palavra por palavra.
Utilizar alusão histórica também causa um impacto positivo no início de sua redação.
 
          A Revolução Francesa, iniciada em 1789, trouxe consigo um enorme impacto na consecução de direitos por parte dos cidadãos, principalmente o direito à liberdade. Entretanto, ….
 
2. Tese
A tese é a afirmação que você faz sobre o tema. É o problema que você encontra. 
 
        Porém, o controle de informações dos usuários da internet viola a livre decisão humana ao orientar quais decisões devem ser tomadas pelo internauta. Nesse sentido, …
 
3. Projeto de texto
O projeto de texto é a frase na qual você anuncia seus argumentos ou avisa que irá argumentar sobre as principais causas, as principais consequências, os principais fatores históricos.
 
Nesse sentido, a falta de conhecimento da população e a ausência de políticas públicas efetivas agravam ainda mais a situação.
 
Aqui estão apresentados o dois argumentos. Você ainda pode fazer só um encaminhamento argumentativo, caso sua introdução já esteja muito grande.
 
Nesse sentido, torna-se necessário analisar as principais causas desse problema.
 
Outras dicas importantíssimas:
 
1- Abranja todo o tema
 
Na introdução deve estar tudo condensado. No Enem 2018, o tema foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet”. Dentro da sua introdução era necessário falar de tudo isso. Por exemplo:
 
          A internet trouxe um grande avanço para a humanidade ao facilitar a comunicação entre pessoas de forma imediata e sem barreiras de lugar ou tempo (ALUSÃO). Porém, o registro de dados presente no mundo virtual corrobora para a orientação de decisões do usuário das redes, o que compromete sua liberdade e direito à privacidade (TESE). Nesse sentido, a falta de informação dos internautas e a ausência de políticas de controle permitem a persistência dessa problemática (PROJETO DE TEXTO).
 
Note que nessa introdução está presente todos os aspectos do tema. Estão presentes tanto a manipulação do usuário quanto o controle de dados. O corretor verá se você realmente entendeu o tema e se irá tratá-lo completamente. Se você não fizer isso, ou estará fugindo do tema ou tangenciando (só tocando em partes do tema).
 
2- Critique
Na tese você demonstra sua crítica ao tema. Você encontra um problema ali: estão tirando a liberdade de escolha do usuário e invadindo a privacidade das pessoas. A tese é uma afirmação que você faz sobre o tema, mostrando que aquilo é um problema para alguém.
 
Através do projeto de texto você demonstra o que irá argumentar nos dois parágrafos seguintes. Apresentar os argumentos brevemente faz com que seu texto fique mais claro e fácil de seguir.
 
3- Treine bastante
Há várias maneiras de fazer a introdução. O ideal é que você treine uma forma com vários temas e veja qual padrão fica mais fácil para você.
 
Se você gostou desse artigo, deixe seu comentário.

Willian Afonso

Professor de idiomas, filosofia e redação.

2 thoughts to “Como começar a Redação”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *