A importância do desenvolvimento sustentável no Brasil

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A importância do desenvolvimento sustentável no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 

Texto 1: O que é desenvolvimento sustentável?

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Fonte: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/

Texto 2: O papel da infraestrutura para os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

Da água que bebemos ao modo como vamos para o trabalho ou para a escola, passando pela internet que temos nos celulares, a infraestrutura afeta todos os aspectos da nossa vida. Redes de saneamento básico, ruas, estradas, prédios de colégios ou hospitais, até nossas próprias casas, são exemplos de infraestruturas essenciais para as pessoas.

Apesar de sua importância, a infraestrutura não deve ser compreendida como um fim em si mesmo, mas como um meio para favorecer a prestação de serviços fundamentais, aponta o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS). Em vez de falar, por exemplo, em pontes e estradas, o mais adequado é pensar em mobilidade e conectividade, de modo a enfatizar os serviços que a infraestrutura permite oferecer.

Os sistemas de infraestruturas têm um grande potencial para fortalecer os três pilares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) — crescimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental.

Fonte: https://nacoesunidas.org/o-papel-da-infraestrutura-para-os-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/

Texto 3: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/desenvolvimento-sustentavel-e-meio-ambiente/134-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-ods

Texto 4: Exemplos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil


O conceito de Desenvolvimento Sustentável foi criado pela ONU em 1987 como uma solução para o crescimento econômico das nações sem se esquecer da preservação dos recursos naturais. Trata-se de uma forma de economia verde que busca agredir o mínimo possível o meio ambiente, visando também os avanços tecnológicos e econômicos. Em síntese é a forma de alcançar progresso de forma responsável, uma vez que se pensa na minimização de problemas e consequentemente nos benefícios que este comportamento causará às gerações futuras.

Como principais exemplos de desenvolvimento sustentável no Brasil destacam-se:

• Fontes renováveis: Utilizadas de forma cada vez mais frequente no Brasil, as fontes renováveis de energia é um excelente exemplo de desenvolvimento sustentável. Em 2011 a participação de fontes renováveis de produção de eletricidade no nosso país chegou a 88%, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

• Águas de reuso: Há também a opção de água de reuso, na qual algumas empresas podem reutilizar a água proveniente do esgoto para atividades industriais. Além de ser uma prática sustentável e também rentável, já que o custo é 30% a 40% inferior ao da água potável.

• Reflorestamento: Apesar da grande depredação das matas brasileiras, o reflorestamento tem sido um compromisso das empresas e do governo. Áreas que sofreram a retirada de vegetação têm sido reflorestadas.

• Reciclagem: Trata-se de um tema que está cada vez mais presente na vida da população. Estudos indicam que 18% dos resíduos gerados nas cidades são reciclados, a maioria está localizada nas regiões Sul e Sudeste do país. Cada vez mais aumenta o número de postos de reciclagem e o tema já faz parte do dia a dia de boa parte da população.

É importante salientar que além dos itens já discutidos, existem outros exemplos de desenvolvimento sustentável no Brasil. O país tem feito um grande esforço para transforma-se em uma economia verde, pois percebeu que estas ações não se tratam apenas de tendências, mas que são estruturas para o futuro do planeta e da sociedade, onde o crescimento econômico deve e pode estar em harmonia com a preservação dos recursos naturais.

Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/economia-verde/exemplos-de-desenvolvimento-sustentavel-no-brasil/

 


 

 

Willian Afonso

Professor de idiomas, filosofia e redação.

3 thoughts to “A importância do desenvolvimento sustentável no Brasil”

  1. Certo que desde a revolução industrial o mundo passou por uma série de transformações sociais e ambientais. Hodiernamente as consequências ambientais são nítidas como aquecimento global. Logo, o consumo dos recursos naturais de forma desenfreada são prejudiciais ao meio ambiente.
           Em primeira análise, o modo de produção não consciente das grandes indústrias têm prejudicado de forma maciça toda a fauna e flora do planeta. Assim, o pensador matemático Pitágoras indagava, que os homens eram miseráveis por não entenderam os meios que estão ao seu alcance. Com isso, congruente ao pensamento pitagórico as grandes indústrias não procuram outro modo de produção porque está interligada a sair da sua bolha de pensamento.
               Logo, as mudanças climáticas são uma das grandes preocupações atualmente pois elas inferem diretamente nas mudanças de nosso planeta. Segundo o Ministério do meio ambienteba temperatura média aumentou cerca de 0,74 °C nos últimos 100 anos. Dessa forma, oriunda-se várias catástrofes nas formas de produção pois modifica o solo e sua forma de produção atacando o Brasil na sua maior forma de atuação Econômica.
              Dessa forma ações são necessárias para reverter os problemas causados por o desenvolvimento não sustentável. O Ministério do meio ambiente deve cuidar para que não haja o crescimento da poluição causada por indústrias brasileiras. Ademais, o Ministério  da Educação deve fornecer prêmios e incentivos à pesquisa de produção inovadora e que não seja ofensiva ao meio ambiente. De tal maneira, que possaremos para uma nova revolução industrial.

  2. É inegável o fato que, na sociedade contemporânea, a preservação do meio ambiente é algo que existe apenas na teoria. Medidas como foi abordado pelo evento Eco-92, apesar de auxiliarem a importância para o desenvolvimento sustentável , são insuficientes e pouco eficazes, algo comprovado através do avanço das destruições ambientais e o desequilíbrio climático.
    O aumento notório da cultura dos riscos naturais realizadas na ultima década deve-se a inúmeros fatores. O aquecimento global presente pelas industrias esta influenciando , por exemplo , riscos de doenças por consequências da poluição atmosférica, sendo um problema evidenciado pela impunidade dos crimes ambientais . Além disso, a perda da biodiversidade no país em razão ao desmatamento e as queimadas esta cedo veracidade frequente, percebendo que a importância do desenvolvimento sustentável não recebe a atenção necessária.
    No entanto, devido desinformações de pessoas, a plena importância da lucratividade oferecida pela globalização e a nova era tecnologia . Muitas veze, acabam esquecendo da reciclagem de matérias já utilizados como um fator que pode ser de reaproveitamento de uma arte comercializada e investida. Assim, o meio ambiente pode ser visto como área reprodutora de investimentos sendo uma invisibilidade de recursos da economia ambiental.
    Portanto, medidas são necessárias para mudar o impasse. Para isso, o Estado, como também o Ministério do Meio Ambiente, devem realizar projetos em comunidades, como palestras e aulas de reaproveitamento de matérias já comercializados, com objetivo de informar a população sobre os riscos que pode causar a não preservação do meio ambiente e como a cultura da arte reaproveitada pode ser uma lucratividade, garantindo a importância do desenvolvimento sustentável no Brasil.

  3. A industrialização nos proporcionou uma melhor qualidade de vida e comodidade, porém, a intensificação da extração de matéria-prima põe em risco os recursos naturais, visto que são limitados. Dessa maneira, a adoção do desenvolvimento sustentável torna-se crucial às futuras gerações. Nesse sentido, a reciclagem e o reflorestamento são meios alternativos à redução dos impactos ambientais existentes.
    Primeiramente, vale ressaltar a reciclagem como forma de reverter tal situação. Sendo assim, é fundamental o descarte adequado do lixo mediante a coleta seletiva, separando cada material de acordo com sua utilidade. Dessa forma, esses materiais que seriam jogados no meio ambiente ganham nova forma, evitando assim, o acúmulo dos lixões a céu aberto.
    Outrossim, destaca-se também a urgência do reflorestamento à favor da manutenção do equilíbrio do planeta. Uma vez que as àrvores são capazes de transformar o gás carbônico (CO2) que é um dos principais causadores do efeito estufa, em oxigênio (gás responsável por toda vida existente na superfície terrestre). Tal impasse diminuirá também o aquecimento global, visto que este é resultado do efeito estufa, melhorando a estabilidade do planeta.
    Portanto, medidas são necessárias para um meio ambiente sustentável. Com isso, o governo aliado ministério da educação deve estabelecer métodos inovadores, por meio de investimentos em pontos de coleta seletiva destinados à reciclagem e também através de palestras orientadoras nas escolas, sobre a importância das àrvores aos seres vivos, estimulando-os ao plantio das mesmas. Espera-se desse modo, a preservação do meio ambiente, não comprometendo o futuro das próximas gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *