
Tanto o Enem quanto os outros vestibulares normalmente aplicam a redação e a prova objetiva no mesmo dia. Então surge a questão: faço a prova primeiro ou a redação?
Como experiência, vou deixar aqui uma técnica que recomendo aos meus alunos e tem dado certo, além de explicar os motivos de fazer assim.
1- Comece pela redação
Ao receber a prova, analise o tema da redação, leia e resuma os textos motivadores e tente já fazer um esboço da estrutura.
Se puder deixe de uma vez o rascunho pronto, palavra por palavra.
Qual a razão disso?
Se você conseguir deixar 90% da sua redação pronta já no começo, terá várias vantagens:
- a ansiedade inicial sobre a redação passará.
- você faz o mais difícil da redação quando ainda está descansado.
- estará com a cabeça mais tranquila para fazer as questões da prova.
2- Não passe a limpo ainda
Quando você terminar o rascunho, deixe-o descansar. Esqueça da redação por um bom tempo e comece a fazer as questões. Isso fará com que você esfrie a cabeça e quando voltar para passar a limpo, perceberá os erros mais facilmente.
3- Faça as questões de conteúdo
As questões de conteúdo são aquelas que exigem um pouco de conhecimento: história, geografia, filosofia, literatura, sociologia.
Ao se dedicar a essas questões primeiro, você usa os conhecimentos e depois não precisa ficar preocupado com o que sabe ou não sabe.
Tendo aliviado a tensão do tema de redação, do rascunho e das questões de conhecimento, agora:
4- Faça as questões analíticas
As questões analíticas são as de linguagens: português, língua estrangeira e algumas das outras matérias de pura interpretação.
Sendo o grupo de exercícios mais cansativo, você irá dedicar um tempo maior a elas.
Como já deixou a redação quase pronta, gastou o conhecimento em conteúdos, agora trabalhará muito o raciocínio nesses exercícios.
5- Passe a redação a limpo
Agora sim você retorna à redação. Com a cabeça fria irá reler o rascunho e fazer as correções necessárias. Sua percepção dos erro estará mais aguçada. Provavelmente também terá mais tempo.
Passe a limpo com cuidado. Reserve pelo menos uns 20 minutos para isso. Cuide da distância dos parágrafos, da caligrafia e das separações silábicas ao final das linhas.
Gostou do artigo? Comente sua estratégia.
Seja o primeiro a comentar!